CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD ONLINE

Especialização em Psicologia Escolar

DURAÇÃO

12 MESES

CARGA HORÁRIA

360 HORAS

CURSO

EAD ONLINE

thumb (2)
Reproduzir vídeo sobre thumb (2)

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Psicologia Escolar auxilia o pós-graduando no desenvolvimento global, direcionando seu trabalho à prevenção de fenômenos danosos aos seres humanos, por meio de ações com diretores, professores, orientadores, pais e os próprios alunos. A especialização em Psicologia Escolar é um campo vasto que aplica diversos princípios, entre eles a psicologia do desenvolvimento, a psicologia clínica, psicologia educacional, análise do comportamento entre outras disciplinas afins. A especialização tem o objetivo de atender às necessidades de aprendizagem e saúde comportamental de crianças e adolescentes.

Webnário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma FGS EaD SUPREMA ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Escolar.

Coordenadora

Shirlene Vianna Moreira

Shirlene Vianna Moreira

Coordenadora

Laura de Souza Bechara Secchin

Laura de Souza Bechara Secchin

Público-alvo

Psicólogos inscritos no CRP.

Módulos

  • Cuidar, educar e brincar: os pilares da educação infantil
  • Cuidar e o Educar na Educação Infantil
  • A BNCC e a organização curricular da educação infantil
  • Fundamentos da educação infantil
  • Características gerais da educação infantil
  • O Planejamento na Educação Infantil
  • Educação Infantil: um direito da criança
  • Educação infantil: teorias pedagógicas contemporâneas
  • Educação infantil e a Base Nacional Comum Curricular
  • Atuação do Psicólogo no Âmbito Educacional
  • Desenvolvimento da Criança na Escola: Aspectos Físicos, Emocionais e Cognitivos
  • Desenvolvimento Bio-Psico-Social e Cognitivo na 1ª Infância (0-2 Anos)
  • Desenvolvimento Bio-Psico-Social e Cognitivo na 2ª Infância (3-6 Anos)
  • Desenvolvimento Bio-Psico-Social e Cognitivo na 3ª Infância (7-11 Anos)
  • O Amadurecimento da Infância: Início da Adolescência
  • Teorias da Aprendizagem
  • Aprendizagem
  • O Papel da Linguagem no Desenvolvimento e na Aprendizagem
  • Relação Entre a Aprendizagem e o Desenvolvimento
  • Afetividade e Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Concepções Construtivistas e a Diversidade
  • Principais Abordagens Sobre a Aprendizagem
  • Principais Contextos Sociais que Influenciam o Desenvolvimento Socioemocional das Crianças e Adolescentes
  • Diferenças de Gênero e Educação
  • O Processo de Constituição do Conhecimento no Ser Humano
  • Temas em Psicologia da Educação: Motivação, Percepção, Inteligência, Vida Afetiva, Representações Sociais e Identidade
  • Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
  • Recursos disponíveis para o plano de aula
  • Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas
  • Criação de aplicativos para a educação
  • Cultura Digital e Educação
  • Abordagens para o uso do computador na educação
  • Inovação na educação
  • A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Educação Inclusiva
  • Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade (2003)
  • Tecnologia e Educação Inclusiva
  • Currículos excludentes na escola
  • A educação especial na contemporaneidade
  • Parceria entre escola e família: a Educação Inclusiva
  • A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
  • Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade
  • Declaração de SALAMANCA
  • Diversidade e inclusão
  • Conceituando ensino integrado e o inclusivo
  • Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
  • Planejamento Curricular e inclusão

Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (OPTATIVO)

Informações e Inscrições: (32) 2101-5090 (Pós-graduação Suprema)

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

  • Métodos Científicos;
  • Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
  • Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
  • Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

  • Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
  • Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
  • Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês

  • Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
  • Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.

Local

plataforma-supremaCURSO EAD:
Plataforma FGS EaD SUPREMA

Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES

Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@fgs.suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).

Investimento Módulo EAD

Matrícula:

1x R$ 49,00

(NO BOLETO BANCÁRIO, PIX OU CARTÃO DE CRÉDITO)

Mais:

14x R$ 321,43

(NO BOLETO)
Total: R$ 4.500,00

Logo FGS Branca